terça-feira, 5 de outubro de 2010

QUe futuro resta para nós? Pobres & pobres


No mundo atual, por mais evoluídos tecnologicamente, não tem sido suportável sobreviver. Desde de cedo somos jogados numa escola municipal e depois pública, passando anos em cima de uma carteira suja e rabiscada, aprendendo o quê?


Aprendemos porcamente a ler e escrever em meio a uma sala lotada, onde todos gritam, incluindo os professores que cansados e desmotivados aplicam de uma vez o abc para que o cidadão pule de um ano a outro, da forma mais rápida que existir.

Aprendemos matemática, sem conseguirmos aplica - lá, português sem conseguirmos trocar “a gente” por “nós”. Aprendemos coisas que entram por um ouvido e saem por outro, desde ciência à biologia, química e física, artes, e o que mais mesmo?

Os jovens que sonham com um estudo melhor, por não entenderem a diferença entre um pobre e um rico, perdem o foco na baderna do intervalo, nos becos das vilas, na falta de alguém para investir em você. Perdemos nossos sonhos quando dedicados pretendemos um vestibular, e em seguida descobrimos que essa mesma vaga pretendida por você, jovem pobre, de escola pública, será disputada com alguém que durante sua formação teve tudo o que havia de melhor, a começar pela educação.

Pois em um país que fingidamente se desenvolve, a educação é limitada pela quantidade do seu dinheiro, é mascarada a diferença com cotas, com bolsas. Enquanto a maior parte da população vive no silêncio e na ignorância, sem saber dos seus direitos.

Agora, para você que após anos na desigualdade ascende a uma oportunidade numa universidade federal, resta apenas mais uma desilusão, a de entrar em contato com professores corruptos, com professores que recebem muito e lecionam nada. Com professores apadrinhados por políticos, com funcionários públicos corruptos que não se importam com os seus problemas, mesmo destinados a cargos que competem resolver problemas acadêmicos.

Com isso, mais uma vez, você cidadão brasileiro, que se desenvolveu na injustiça da suposta justiça social, vê que sem dinheiro não é nada, absolutamente nada. Vê que sem dinheiro ninguém o defenderá, ninguém lhe dará espaço ou investirá nos seus sonhos... e mesmo assim, continuamos caminhando na sombra, mesmo cansados e desiludidos. Mas ninguém nos ensinou a lutar, certo? Ninguém nos disse que união é força, que voz é poder. Ninguém.

Mas as minhas esperanças não se encerram.

Não somos animais e um dia, é certo, haverá uma outra grande revolução.

2 comentários:

  1. está de parabéns pelo post!!falou tudo! há pessoas que estudaram em escolas públicas com carteiras sujas, alunos que maltratam professores, ou professores que maltratam os alunos. há tbm aqueles que estudam em escolas particulares mas que o ensino é uma porcaria, ou que passou colando e quando chega na hora de prestar vestibular fica desesperado querendo pagar um cursinho. e saber que a mesma vaga será disputada por quem teve dinheiro p/ estudar e por quem não teve. e quem sairá na frente? dinheiro não quer dizer nada! há pessoas ae que só estudaram em escolas particulares mas tbm estudaram por conta própria, e acredite, aprenderam mais sozinhos...já que a educação no brasil é uma porcaria...
    se quiser, acesse meu blog de arte obscura http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tanto tempo já não te li.
    Amiga,muitos podem ate ter um nível de vida rica,mas são mais pobres do que aqueles que pedem esmola na rua.

    Maior riqueza esta no coração, e tua esta nas palavras que Tao bem as usas
    Mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir