quarta-feira, 14 de julho de 2010

A lei moral kantiana, sob o crivo das três peneiras de Schopenhauer

                 Schopenhaeur afirma que Kant, ao pressupor a existência de leis morais, fez uma suposição indevida, pois, como afirmado por Schopenhauer, Kant deveria ter investigado e demonstrado a validade da lei moral, ao invés de ter afirmado que esta valia para todo ser racional.*Mas minha leitura sobre a filosofia moral de Kant, me leva a defender que a crítica de Schopenhauer se apresenta como uma leitura equivocada da FMC.**

                 Kant, já no inicio do prefácio, FMC, não pressupõe a existência da lei moral, ele apenas tenta esclarecer que a lei moral é dada a todo o ser racional, através da razão, e que esta - a saber, a lei moral - não deve ser buscada em nenhum outro lugar, a não ser em uma pura filosofia.

                 Se Kant fez alguma pressuposição indevida, acredito que seja mais procedente afirmar que seu equívoco foi assumir a teoria de que só por sermos racionais é que podemos conceber a idéia da lei moral e não que Kant erra ao pressupor a existência de tais leis.

                 A moral "pressuposta indevidamente" por Kant, como defendido por Schopenhauer, está de acordo com o objetivo da FMC. Pois a FMC é a BUSCA e fixação do princípio supremo de moralidade, na esfera de princípios a priori. Onde mais Kant retiraria a moral, que deveria ser válida universalmente, já que, como afirmado por Kant, uma lei que tenha de valer moralmente, deve valer para todo ser racional? O que excluí da investigação de Kant recorrer ao conhecimento do homem, ou antropologia.

                 Uma vez que, no prefácio, Kant já afirma a necessidade da separação do empírico do racional, para a investigação da fonte de ensino a priori da razão, que nos possibilita conceber a idéia da lei moral, volto a afirmar que a crítica de Schopenhauer não procede com o objetivo da FMC, que se mantém em campo completamente a priori, o que excluí tudo o que for empírico.







* Infelizmente tenho dúvidas sobre a bibliografia, onde esta crítica se encontra.
** FMC - Fundamentação da Metafísica dos Costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário